A Dopamina em peso na Premiação Melhores do Brasil na Europa 2022!

O mês de setembro foi marcado pela euforia de participar da Premiação Melhores do Brasil na Europa 2022 realizada na majestosa e emblemática Torre Eiffel em Paris. Tenho para mim que no decorrer deste mês, todos os candidatos e convidados estiveram constantemente a liberar os tais hormônios da felicidade!



Sempre que experenciamos sensações de prazer, conquista e realização, liberamos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. A famosa dopamina conhecida pelo ciclo da recompensa com certeza estava presente em cada célula dos vencedores da edição 2022.


As sensações de bem-estar tem o poder de restabelecer funções importantes no nosso corpo e promover saúde. O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é o maior responsável pelo estresse oxidativo das nossas células. A ciência denomina a inflamação como o mal do século, todas as doenças, sintomas e disfunções estéticas advém de um processo inflamatório. Isso porque absolutamente tudo que fazemos contribui para aumentar ou reduzir os níveis de inflamação em nosso corpo, desde a alimentação ao ar que respiramos, a qualidade do sono, o tipo de trabalho que realizamos, o convívio familiar e social. Enfim, absolutamente tudo!


O estresse é o principal desencadeador inflamatório e combater este mal está diretamente relacionado ao sistema parassimpático que é responsável por acalmar o corpo dos momentos de estresse, retornando ao estado de calma ou, como eu costumo dizer, entrar em "stand by".


É possível estimular o sistema parassimpático através da aromaterapia, do som, de lugares... Existem coisas e lugares que têm o poder de restabelecer nossas emoções e nos levam de volta ao nosso ponto de equilíbrio.


Cada um de nós temos o nosso próprio lugar de conforto e equilíbrio. Para si, qual o lugar que lhe permite entrar em stand by?



Pode ser sua casa, seu quarto, seus filhos, seus pais, uma comida, uma música, uma viagem, aquele café ou restaurante favorito e até momentos como estar numa premiação na Torre Eiffel em Paris!



Convido o leitor a encontrar o seu lugar de equilíbrio, respirar fundo e como diz a música da Kell Smith "Respire fundo e pegue leve, só leve o que não pesar no coração. Seja gentil com você". Quando experienciar a verdadeira sensação de bem-estar, o seu corpo começará a restabelecer a cura de dentro pra fora.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo