top of page

Amor Próprio E Imagem Pessoal - por Juliana Carvalho


















Sempre que pensamos na palavra amor, nos vem à mente o amor de casal, familiar, ou até mesmo entre amigos. Mas o que é mais importante mesmo é o nosso amor próprio. Esse amor vai muito além de se amar e se valorizar, mas também o ato de se cuidar.

Cuidar da saúde, da alimentação, do corpo, da mente, da alma e também cuidar da sua aparência são formas de amor próprio. Uma pessoa que não se ama, não se cuida nem se importa com o seu visual. A maneira como nos vestimos (e vale também para cuidados com a pele e os cabelos) é uma forma clara e perceptível até para quem não sabe o que se passa no nosso íntimo, de mostrar quem somos e também o quanto nos amamos.

A nossa aparência é o nosso cartão de visita. Um estudo de autoria do Bert Decker afirma que o cérebro forma uma primeira impressão sobre a pessoa que acabamos de conhecer em apenas dois segundos. Nestes primeiros instantes o cérebro cria 50% da imagem e será nos próximos 4 minutos que completará o resto de sua ideia sobre a pessoa. Já pensou como cuidar de si é importante além do seu bem estar, para tudo na sua vida?

Através das nossas roupas, maquiagem, acessórios e também postura corporal, transmitimos muitos sinais para nosso interlocutor. No trabalho você certamente quer mostrar o quão competente é, então por que não começar com a sua imagem pessoal? Peças de corte mais reto, alfaiataria, cores sóbrias e feitas em bons materiais são essenciais. Além disso, se quer passar ainda mais seriedade e elegância, se atente à escolha dos acessórios. Bolsas em couro legítimo e bem cuidadas, sapatos novos, limpos e elegantes e semijoias que aparentam ter qualidade, transformam a sua aparência em um piscar de olhos. Eu sempre falo que uma bela roupa combinada com acessórios feios, desgastados ou sujos, acabam com o seu visual. Já uma roupa simples, que pode ser até mesmo um jeans e camiseta, unindo forças com uma bela bolsa e um sapato de qualidade te deixarão mais elegante. São trocas simples que fazem toda a diferença.

Outra questão importante para estar atenta quando se fala de imagem pessoal é o cabelo e a maquiagem. Aqui, muitas vezes menos é mais. Cabelos limpos, bem cuidados e cortados são muitas vezes mais importantes do que penteados elaborados. Maquiagem também. Muito mais fácil acertar e passar uma imagem de quem se cuida apenas usando uma base, máscara de cílios e um protetor labial do que sombras coloridas, iluminadores e blush em excesso.

Cuidar-se, amar-se e transmitir ao mundo o seu amor próprio é de enorme importância tanto para seu bem estar quanto para ter um belo e admirável “cartão de visitas”. Já cuidou do seu amor próprio hoje?




17 visualizações0 comentário