Brasil, Nossa Pátria: A cultura do cabelo


Vários significados e conotações estão associados ao cabelo como significante cultural. No Brasil, como em qualquer outra sociedade, o cabelo é uma forma comum de expressar a própria identidade. Os cabelos naturais são apreciados há séculos entre várias etnias no Brasil e continuam a sê-lo até hoje. Por exemplo, entre os afro-brasileiros, o cabelo natural é usado sem alteração de seu estado original como sinal de orgulho e aceitação de sua herança, assim como uma expressão de individualidade. O mesmo pode ser dito de vários grupos indígenas que mantiveram suas tradições e valores que incluem o cabelo natural inalterado.


Cabelos naturais no Brasil

Os brasileiros têm uma longa história de valorização das belezas naturais e da estética. Historicamente, isto tem significado que o cabelo de uma mulher pode ser deixado longo e natural ou, se ela fosse casada, seria coberto. Ao longo do século XIX , a sociedade brasileira foi muito conservadora, e os cabelos eram muitas vezes cobertos como sinal de respeitabilidade e moralidade. Este era especialmente o caso entre os membros das classes alta e média, que consideravam ter os cabelos descobertos em público, especialmente no caso de mulheres solteiras, como sendo arriscados e imodestos. Uma importante mudança na sociedade brasileira aconteceu entre os anos de 1968 a 1973, quando o país experimentou um crescimento econômico e político significativo, bem como a mudança dos padrões culturais e sociais. Nessa época, as barreiras das classes sociais e econômicas começaram a cair. A classe média cresceu significativamente e se tornou mais próspera, o que, por sua vez, permitiu uma maior liberdade e expressão. Isto também incluiu o cabelo, que se tornou uma forma importante de expressar a própria identidade.


O que o cabelo significa para as mulheres brasileiras?

A razão mais frequente dada para que as mulheres brasileiras tenham seus cabelos é para parecer mais jovens. Pesquisas mostram que a maioria das mulheres brasileiras tingem seus cabelos para esconder seus cabelos grisalhos, ou para esconder sinais de envelhecimento, felizmente isso está mudando e muitas mulheres estão assumindo seus cabelos grisalhos de uma forma moderna e deslumbrante. Para outras mulheres, é uma questão de preferência pessoal. Elas simplesmente gostam da aparência do cabelo tingido e querem mantê-lo assim. E elas não se importam com o que os outros pensam sobre isso.


A importância de ter uma boa auto-imagem

Ter uma boa auto-imagem é essencial para qualquer um que deseje se sentir bem consigo mesmo. Isto é especialmente verdade para as mulheres brasileiras, pois grande parte de sua cultura enfatiza a autoconfiança e a beleza. Portanto, muitas mulheres no Brasil que tingem seus cabelos frequentemente o fazem para se sentirem mais atraentes, confiantes e seguras de si mesmas.

Estilos naturais de cabelo

Trançados: O trançado é comum entre muitos brasileiros, independentemente do sexo. Isto se deve provavelmente ao fato de ser um penteado conveniente, barato e que poupa tempo. É também muito útil para ajudar a manter o cabelo limpo quando é usado na água ou em um ambiente úmido. As tranças podem ser feitas de qualquer tipo de cabelo e são muito versáteis em termos dos estilos em que podem ser feitas. Cornrows: Este penteado envolve as tranças. Pode ser feito de várias maneiras diferentes, e alguns usam fios ou um tipo de laço de cabelo para manter a tecelagem no lugar.

Sinta orgulho de suas raízes!

Brasil!



Cristina Miranda Christensen é carioca, cabeleireira Premiada Melhor Cabeleireira Brasileiro da Europa 2020, colunista, tem seu próprio salão desde 2013 “Cris Christensen” em Oslo, capital da Noruega. Participação com sua biografia em 3 livros. Blog “A vida começa aos 40”.

Maiores informações, acesse o Instagram: www.instagram.com/c2crischristensen


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo