Certificado Digital ICP-Brasil - Por Gilson Guimarães



O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.


Quais São Os Benefícios Do Certificado Digital?

Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.


Quem Pode Utilizar Este Serviço?

Todos os cidadãos, inclusive organizações públicas e privadas, que possuem ou já possuíram Certificado Digital ativo, emitido pelas Autoridades Certificadoras credenciadas

à ICP-Brasil, como é o caso da Pronova Certificadora Digital.

A PRONOVA é a única certificadora ICP-Brasil credenciada na Europa, entregando, sempre, alta qualidade ecompromisso aos clientes.


Onde Eu Posso Armazenar O Certificado digital?

Existem 2 tipos de Certificado Digital: Certificado A1 - é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel Tem validade de 1 ano. Certificado A3 - é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Token). Tem validade de 1 a 5 anos.


• Certificado Digital e-CPF para Pessoa Física O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos

pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade.


Com seu e-CPF você pode assinar documentos, realizar transações e muitos outros benefícios em qualquer lugar e hora de forma rápida, prática e segura.


• Certificado Digital e-CNPJ para empresas O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar o programa Conectividade Social, emitir nota fiscal eletrônica e nota fiscal de consumidor eletrônica, entre muitas outras aplicações. Com o certificado digital, você consegue exercer diversas funções de qualquer lugar a qualquer hora, sem precisar

de reconhecimento de firma, procuração, ou qualquer outro tipo de burocracia.



0 visualização0 comentário